A versão chamada IE8 Release Candidate 1, roda nos sistemas operacionais Windows XP, Vista, Server 2003 e Server 2008, mas não no Windows 7 beta, cujo download foi lançado há duas semanas.

Embora o Windows 7 inclua uma versão do IE8, a prévia é um intermediário entre o beta 2 do browser e o atual Rʟ, disse James Pratt, gerente de produtos sênior do time de desenvolvimento do IE. “É um pré-RC que nós adaptamos especificamente para as novas funções do Windows 7″ ele disse. Ainda não há um prazo para o lançamento do IE 8 para o Windows 7.

O executivo também não revelou uma data para o lançamento da versão final do IE8. “A data de lançamento será definida pelo retorno que recebermos” ele disse.

O Release Candidate inclui diversas mudanças na interface com o usuário – o IE8 não faz mais buscas por meio de feeds de RSS como padrão quando o usuário digita o texto na barra de endereços – e conta com uma nova ferramenta de segurança que, segundo Pratt, protege o usuário de ataques de rapto de URLs ou “clickjacking” assim como o rival Firefox, da Mozilla.

Usuários que já possuem uma versão instalada do beta do IE8 receberão em breve uma atualização automática para a versão Rʟ pelo Windows Update, informou Pratt. Outros usuários interessados também podem fazer o download do IE8 RC1 pelo site da Microsoft.